Usina de Letras
Usina de Letras
57 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62206 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10355)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140795)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Revolta abaixo, palitinhos acima... -- 31/05/2004 - 12:52 (sandra ethel kropp) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Aquela moçadinha dos doze revoltou-se quando na aula de artes o professor propôs a construção de uma maquete com quinhentos palitos de sorvete.
- Palito é coisa de praia -gritou um.
- De palitos já chegam as mocinhas aqui da classe.... gozou outro.
- Dá pra parar com essa agressividade - levantou-se uma das meninas de mais de um e setenta pra contestar a gozação.
- Palito é coisa de criança- terminou um terceiro. Lembro-me de palito quando o pediatra examinava minha garganta.
O mocinho, professor de artes, que mal completara seus vinte e cinco, já fizera parte de uma moçadinha.Conhecia bem aquele tipo de revolta. Tudo o que fosse contra o curso da adolescência e da pressa em virar adulto causava aquele tipo de comportamento. Mas que no fundo era um comportamento totalmente infantil.
- Esperem......Vocês sabem que este tipo de trabalho é proposto em dinâmicas de grupo para funcionários de grandes empresas? Se já se sentem tão adultos, deviam saber disso ao invés de contestarem.
- Quem são os débeis mentais que brincam de colar palito? perguntou um daqueles alunos que gostam de desafiar até o fim.
- Todos os grandes que você vê em jornais, revistas. Todos. Parece-me que você está longe de ser um deles.
A classe silenciou. Ele continuou a explicação. Aos poucos, aquilo que parecia servir apenas pra escrever na areia transformou-se em instrumento de desenvolvimento da criatividade daqueles monstrinhos.
Grupos organizaram-se para iniciar o trabalho.
Comentários e gozações entre eles, do tipo: “isso aqui não vai servir pra nada”, etc...cessaram em seguida.
O professor apenas acompanhava o movimento dos grupos, que já haviam sido instruídos.
A primeira aula apenas possibilitou que eles iniciassem o trabalho.
Na segunda aula, começou a montagem das partes das maquetes.
Trabalhavam em completo silencio. Os monstrinhos viraram anjos, e os palitos um meio de extravasar tanta energia represada.
Podemos dizer que a maquete virou manchete do jornal do bairro, e abriu caminho para a divulgação do trabalho e da escola.
Os alunos postavam-se junto ao resultado, explicando ao publico o que haviam produzido.
A maquete ficou exposta mais alguns dias para a apreciação dos demais alunos.
Aquela revolta inicial não foi tão intensa à ponto dos palitinhos pegarem fogo, coitados.
Mas os alunos explodiam. E ficaram do tamanho dos palitinhos quando o mocinho professor de artes elucidou o que palitos podem fazer: construir grandes maquetes. E grandes seres humanos, também.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui